domingo, 20 de agosto de 2017

Benefícios do Óleo de Rícino Para os Cabelos

Benefícios do Óleo de Rícino Para os Cabelos


O óleo de rícino é bastante usado em tratamento cosméticos, principalmente para cuidar da pele e dos cabelos. No entanto, nem todo mundo conhece os benefícios trazidos por essa substância. Ela é capaz de fortalecer os cabelos, além de tratar a caspa e impedir a queda capilar.
Na pele, o óleo estimula a produção de colágeno, evitando o aparecimento de rugas e marcas de expressão. Tudo isso devido às principais propriedades do rícino, popularmente conhecido como mamona (Ricinus communis), planta da qual o óleo é extraído.

O que é o óleo de rícino?

As sementes da mamona são composta por até 50% de substâncias oleosas. Apesar da planta ser tóxica para humanos, esse óleo extraído das sementes não apresenta toxidade porque a ricina (substância tóxica) não é solúvel em óleo. Por causa disso, o óleo de rícino concentra grande quantidade de ácido ricinoleico, principal responsável pelos seus benefícios.
O óleo é usado para fins medicinais desde a antiguidade, pelos Egípcios. No decorrer da história, ele se tornou um conhecido adstringente e também foi bastante indicado para tratar a prisão de ventre. O sabor, nada agradável, faz com que muitas pessoas tenham más lembranças do azeite extraído da mamona, ainda que os benefícios sejam comprovados cientificamente.
Mamona, ou rícino.
A mamona tem propriedades anti-inflamatória, antioxidante, emoliente e cicatrizante. Por isso, a aplicação tópica do óleo ajuda nos tratamentos de pele e de cabelo. Seu potencial hidratante restaura fios danificados, enquanto a ação anti-inflamatória e cicatrizante combate problemas que possam atingir o couro cabeludo. Esses benefícios também podem se aproveitados com aplicações sobre a pele.

Benefícios Para os Cabelos

Entrando mais especificamente nos benefícios  que o óleo de mamona pode trazer para os cabelos, podemos mencionar os seguintes:
  • O óleo contém substâncias que fortalecem os fios de dentro para fora;
  • Por combater fungos e inflamações, ele trata problemas que podem levar à queda de cabelo;
  • Os fios mais fortes ficam mais resistentes contra quebras e pontas duplas;
  • Por ser fonte de vitamina E, minerais e outras vitaminas, o óleo é capaz de atuar no crescimento dos fios;
  • Ele também ativa a circulação no couro cabeludo, favorecendo a irrigação natural de substâncias nutrientes;
  • Combate as bactérias, fungos e microrganismos que atingem o couro cabeludo;
  • Reduz a coceira, a caspa e a escamação;
  • Pode tratar alguns tipos de calvície dependendo da causa da perda capilar;
  • Atua no selamento das escamas capilares, trazendo mais brilho e resistência.
Por causa desses benefícios, o óleo de rícino pode ser usado diretamente sobre os cabelos ou em receitas caseiras para hidratação e tratamento dos fios.
                                                                                       Óleo de Rícino

Receitas Para Hidratar os Cabelos com óleo de rícino

Se você quer deixar seus cabelos mais hidratados e fortalecidos, vale a pena apostar no uso do óleo de rícino em sua máscara de hidratação capilar. Para cada 2 colheres (sopa) do creme, acrescente 1 colher (chá) do azeite de mamona. A mistura deve ser aplicada na extensão dos cabelos, evitando o contato direto com a raiz.
Para potencializar o efeito enrole os cabelos com uma toalha aquecida e deixe a máscara hidratante agir por pelo menos 30 minutos. Depois enxágue normalmente com água fria e seque com uma toalha. Dica: o creme de hidratação pode ser substituído por abacate amassado ou batido na mesma quantidade.
Quem sofre com as pontas duplas também pode aproveitar os benefícios do óleo de rícino. A dica é mistura um pouco do azeite de mamona com óleo de coco. Esse óleo deve ser aplicado somente nas pontas dos cabelos para evitar que a raiz fique muito oleosa. Depois de aplicar, deixe a mistura agir por cerca de duas horas e lave os cabelos com o shampoo e o condicionador de sua preferência.
Como o cheiro do óleo de rícino não é muito agradável, é importante removê-lo totalmente dos cabelos após a aplicação.

Receitas Para Queda de Cabelo

Quando falamos em queda de cabelo, é sempre importante enfatizar que ela pode ser causada por diferentes fatores, incluindo a predisposição genética. Por essa razão, os tratamentos devem agira na causa específica da queda capilar. O óleo de rícino, como dissemos, combate bactérias, fungos e inflamações que podem atingir o couro cabeludo e levar à queda.
Por conter ômega 6, o óleo de rícino atua nos folículos pilosos, tornando a raiz dos cabelos mais fortes. Ele também faz com que a circulação sanguínea na região onde é aplicado seja mais intensa, o que beneficia diretamente os crescimento dos fios.
A forma de utilização do óleo nesse casos é muito simples. Basta aplicar algumas gotas diretamente sobre o couro cabeludo. Depois massageie bem com a ponta dos dedos, fazendo massagens circulares para estimular a circulação. Após a massagem, coloque uma touca e deixe o produto agir por cerca de 1 hora. Então lave os fios com shampoo até remover totalmente o óleo que ficou na raiz. Para finalizar enxágue e aplique um bom condicionador.
Para as gurias que adoram um produtinhos caseiro, fica mais essa dica!

*Não deve ser utilizado por gestantes e lactantes pois pode ser absorvido pelo couro cabeludo e entrar na corrente sanguínea, causando cólicas e ter risco de aborto espontâneo.

O Óleo de Rícino é vendido em farmácias e custa no máximo R$5,00 .

18 comentários:

  1. ola tudo bem ? Não sabia dos beneficios do oleo de ricino para o cabelo , obrigada por compartilhar essa dica maravilhosa. bjsssss

    ResponderExcluir
  2. Olá, como vai?
    Achei seu post bem interesante, embora já soubesse disso tudo, e só o sei, porque quando tive muita caspa no cabelo, tive de usar um shampô à base de ricinío e passado uns tempos, fiquei bem melhor!
    Hoje em dia, a maioria dos shampos de supermercado já têm o óleo, aqui em Portugal é comum;
    Bj :*

    ResponderExcluir
  3. Eu sou adepta do uso dos óleos vegetais. Realmente aprecio todos os benefícios que eles contém. Usei por um bom tempo o óleo de rícino nas sobrancelhas e cílios e notei uma diferença significante no tamanho dos cílios e crescimento dos pelos das sobrancelhas. Aprovadíssimo. Ainda não usei no cabelo (eu uso óleo de semente de abóbora para o crescimento e óleo de cenoura para acentuar os cabelos ruivos).Parabéns pelo post super completo.

    ResponderExcluir
  4. Gente eu não sabia que esse óleo era extraído da mamona. Super novidade pra mim. Eu uso óleo de ricino nos cabelos nas mascaras de hidrataçao. Ele é mais espesso que os outros mas hidrata bem. Eu gosto. Amei o post. Bjos
    Danielle Novaes

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Achei super interessante e explicativo seu post. Tinha coisas que eu nao sabia sobre o óleo. E das receitinhas, já irei colocar algumas em práticas. Como meu cabelo é curto e ondulado não há tantas pontas duplas, mas a hidratação sempre é bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? Esse produto é maravilhoso. Sempre tive problemas com pontas duplas e por meu cabelo ser um pouco sensível a alguns produtos, mas acho que esse óleo ajudaria muito. É bom que ele serve pra bastante coisa e até ajuda no crescimento.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá :)
    Por acaso até já tenho esse óleo cá em casa, de uma fase em que a minha filha o usava no cabelo juntamente com a máscara hidratante. Já conhecia o óleo de rícino, só tinha a dúvida se podia ser posto directamente no couro cabeludo. Obrigada, assim já tirei essa dúvida. :)

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Não conhecia os inúmeros benefícios do óleo de ricino e acabei me surpreendendo bastante com o post. Como tenho problemas com queda de cabelo, além das constantes caspas, vou usar essas receitinhas e espero que elas ajudem. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que interessante conhecer a mamona! Eu ouço falar bastante sobre óleo de rícino, mas é engraçado né, apesar disso muitas vezes não sabemos de onde vem e muito menos todos os bons benefícios que pode nos trazer né? Adorei o post, muito bom e informativo

    ResponderExcluir
  10. Eu já conhecia o óleo de rícino, mas não sabia de nenhuma dessas propriedades. Foi uma ótima indicação para tratamento, afinal o custo dele é bem baixo diante de tantos benefícios. Essas receitinhas são ótimas.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu particularmente não entendo nada sobre estética e beleza, apenas sei que a mamona ou óleo de rícino é utilizado nos cabelos pois minha avó e o pessoal antigamente utilizava isso, mas não sabia da receitinha e não lembrava mais qual era a função!
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Achei muito bacana esta dica sobre as propriedades do olho de rícino.Eu queria saber tbem se tem algum benefício no crescimento dos pêlos da sobrancelha como as do cabelo.Mas fiquei muito interessada vou anotar esta dica.Valeu pela dica!!Grande Beijo

    ResponderExcluir
  13. Meu cabelo é cacheado e faço uso de óleos na hidratação.
    Usei uma vez só o de ricínio em geral uso mais o de abacate e de coco.
    Mas depois de ler sobre tantos benefícios com certeza vou usar com mais frequência.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que legal eu não conhecia, ele é só par usar no cabelo ou pode ser ingerido ? É pra misturar em hidratação e tal ou pode consumir

    ResponderExcluir
  15. Gostei da dica, minha avó usava muito para tantas coisas (como sao sabios, ne?). Confesso que nunca usei mas como estou com um pouco de queda capilar, acho que vale conhecer. Bjs

    ResponderExcluir
  16. Hey!
    Já tinha visto o óleo mas nunca soube de seus benefícios, estava em busca de algo pro cabelo e acredito ter achado a solução. Super amei a dica e vou aproveitar!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita Lindaa, os resultados são maravilhoso voce não vai se arrepender♥
      beijoos!

      Excluir
  17. Oi, tudo bem? Sempre vejo as pessoas indicando muitos óleos para o cabelo, mas é a primeira vez que vejo esse. Nunca pensei que desse para usar nos cabelos. Já anotei as dicas. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir